Barca13

Barca13 - Fundada em 2010 em Lisboa - por Gonçalo Tocha, realizador, e Sophie Barbara, produtora, foi inicialmente criada para servir de estrutura de produção para projectos cinematográficos e criação de eventos culturais.

Juntos, produziram, distribuíram e promoveram 4 filmes documentários longa-metragem e 1 curta-metragem premiados em festivais nacionais e internacionais. Também editaram 2 DVD e 1 livro distribuídos em Portugal e produziram espectáculos musicais pelo pais.

Com o tempo, Barca13 estendeu a sua área de trabalho através de várias colaborações profissionais na música, instalações artísticas, eventos culturais, permitindo-lhe especializar as suas competências na área da produção audiovisual e cultural.

Em 2018, a empresa mudou-se para o arquipélago dos Açores onde nasceram novas instalações na Casa da Missão, primeiro observatório vulcanológico de Portugal, um espaço histórico no Capelo, ilha do Faial, junto do vulcão dos Capelinhos. Desde já, concentram a sua actividade em produções cinematográficas nas ilhas adotando o sobrenome Insulares Filmes onde disponibilizam também a sua capacidade de produção e o seu conhecimento do território a projetos de terceiros e lançaram em 2021 AvistaVulcão, um espaço de residências artísticas com programação cultural anual, que acolhe artistas nacionais e internacionais e projetos multidisciplinares.